As redes sociais e seus aparelhos
- Luis Bap
- 21 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Que grande dificuldade! Sumiram quase todas as ferramentas que as pessoas acima de 60 anos, ou mesmo as de 50 anos, usavam para se comunicar e com elas estavam habituadas: o telefone fixo, preto, com disco, os telefones públicos, as cartas, os telegramas, as fotos em papel.
As facilidades das ferramentas atuais: o celular, os smartphones, os tablets, os computadores, são incomensuráveis, comparadas com as anteriores, mas vieram com um preço: só as pessoas que já nasceram no mundo digital navegam tranquilamente por elas . Para um idoso, as dificuldades são grandes, mesmo considerando os benefícios: as telas que fogem ao controle, que não obedecem aos comandos, muito rápidas, as letras pequenas, o contraste inadequado, os aplicativos pseudo intuitivos, a curva de aprendizado lenta, que precisa ser constantemente refeita pelos filhos e netos, fora os conceitos novos, como redes sociais e fotos digitais. Enfrentar um vendedor destes aparelhos e facilidades, então, nem pensar!
Mas ninguém pensa em não usa-las, pois são a única forma de manter contato permanente com a família, os amigos, a comunidade.
Pois também aí temos uma excelente oportunidade a se pensar, como transformar estas novidades em ferramentas amigáveis ao idoso.
Comments